Álvaro Jorge Trindade Maciel Gabriel Nunes de Assunção João Flor Soares Barbosa Filho Leonardo Cabral dos Santos Lorena Costa de Oliveira Cavalcanti Marianna Christinna Morais Leal Costa
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Introdução: O suicídio entre idosos é um problema grave de saúde pública, influenciado por diversos fatores de risco como isolamento, luto e doenças crônicas. Este estudo analisa a epidemiologia do suicídio em idosos no Brasil, evidenciando lacunas e prioridades para políticas públicas de prevenção. Objetivo: Analisar e investigar o perfil epidemiológico da taxa de mortalidade por suicídios em idosos no Brasil, entre os anos de 2011 e 2022. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional, retrospectivo e descritivo. A população analisada compreende idosos com 60 anos ou mais que faleceram por lesões autoprovocadas no Brasil, no período de 2011 a 2022. Resultados: Foram avaliados, entre os anos de 2011 a 2022, 27.415 óbitos de idosos por suicídio. Houve um aumento 1.344 casos de 2011 a 2022, resultando em um crescimento de 81,3% durante esses anos. Os homens representam cerca de 79,40% dos óbitos por suicídio na população idosa. Conclusão: Este estudo indica um crescimento expressivo do suicídio entre idosos no Brasil (2011-2022), especialmente entre homens. A implementação de políticas públicas focadas na saúde mental e em estratégias preventivas integradas, como capacitação profissional e redes de apoio são de extrema importância para a redução do número alarmante de óbitos em idosos por suicídio.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 SUMMA Medical and Health Sciences