Isabela de Almeida Miranda Marília Kárita de Oliveira Natalia Eduarda Hillesheim Ossani Sandy Cristine Lemes de Souza Sandylla Sabrinna Souza Santos Victória Muriel de Sousa Reis Yasmin Godoy Costa Danielly Rodrigues Machado Azevedo
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, transmitida por contato aéreo entre os indivíduos. Para a pesquisa, foram utilizadas bases de dados como DATASUS, TABNET, SINAN e SIPNI, além de artigos científicos encontrados no Google Acadêmico, PubMed e SciELO. O estudo abrangeu o período de 2014 a 2024 e os resultados mostraram que, nesse intervalo, foram confirmados 1.037.732 casos de tuberculose no Brasil. Observou-se que o ano de 2023 registrou o maior número de casos, sendo a região Sudeste a mais afetada, seguida pela região Nordeste. A faixa etária mais prevalente foi de 25 a 34 anos. Em relação à cobertura vacinal, a aplicação da BCG apresentou uma diminuição progressiva de 2018 a 2021, sendo a região Centro-Oeste a com o pior índice. Verificou-se também que a maioria dos pacientes tratados corretamente evoluíram para a cura, mas uma porcentagem significativa abandonou o tratamento. Para checar se as diferenças entre os anos e entre as regiões eram estatisticamente significativas, foi realizada análise utilizando o teste do qui-quadrado de independência (p < 0,05), que confirmou variações significativas nas distribuições temporais e regionais dos casos. Constatou-se que a pandemia de COVID-19 impactou negativamente as ações de saúde, resultando em baixa cobertura vacinal e falta de adesão ao tratamento, fatores que podem levar à falência terapêutica e comprometer as metas internacionais de controle da tuberculose.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 SUMMA Medical and Health Sciences