A SUMMA, como plataforma de disseminação de conhecimento, escolheu “Diálogos em Saúde” com propósito claro para nomear a sua revista de divulgação científica. Acreditamos que o conhecimento científico deve ter como fim a melhoria da qualidade de vida humana e, para tal, é preciso comunicação. E não através de uma comunicação fria e distante, por trás de números e estatísticas apenas. Por maior que seja a sua importância na ciência, como indicador de tendências e sistematização do mundo material, estatísticas e números sozinhos não são bons comunicadores.
Na SUMMA: Diálogos em Saúde, almejamos a maestria da comunicação do ensinamento de um professor, que sabe da força que existe em entender o aluno que o busca, ávido pelo conhecimento, e encontra em seus anseios o melhor caminho para ensiná-lo. Para isso é preciso diálogo.
Diálogo entre a ciência e os profissionais da saúde. Diálogo entre os profissionais da saúde e a sociedade. Diálogo entre a ciência e a sociedade. Desta forma identificamos a tríade que guiará o nosso trabalho dentro da revista: Ciência, Profissionais da Saúde e Sociedade. E que futuro nós somos capazes de construir se compreendermos a importância de ter estes três pilares de mãos dadas!
A ciência é a melhor ferramenta que dispomos para compreensão do mundo material que nos rodeia. Dentro das áreas da saúde isso pode significar descobrir as formas de aliviar a dor e promover corpos mais sadios, compreender os mistérios da psique humana e promover mentes mais sadias. Quais são as melhores práticas para cuidar das articulações, da pressão arterial e da dieta? Qual a melhor metodologia para o controle de epidemias, erradicação de doenças e teste de novos medicamentos? Quais os principais benefícios das mais recentes tecnologias das neurociências? Quais são as práticas para promoção do bem estar, quais são os melhores preditores de felicidade e os maiores arrependimentos ao fim da vida?
Tais questionamentos só fazem sentido porque sabemos que existem profissionais da saúde que dedicam suas vidas a um objetivo que só pode ser alcançado tendo estas respostas como guia mestra de atuação. Um médico que não é capaz de compreender e interpretar as evidências científicas está fadado a expor seus pacientes à tentativa e erro e ao viés inerente do ser humano. O cientista que não é capaz de comunicar seus resultados ao profissional da saúde limitará o alcance prático do seu trabalho. Por isso a busca pela promoção do diálogo entre ciência e profissionais da saúde dentro da SUMMA: Diálogos em Saúde.
Da mesma forma, tais questionamentos só fazem sentido porque existem vidas a serem potencializadas pelas suas respostas. É na sociedade que a experiência humana encontra sentido e é preciso saúde, em toda a sua plenitude, para que possamos estar presentes para aqueles que nos são importantes, seguir atrás dos nossos sonhos e, em suma, fazer a diferença em um mundo complexo, dinâmico e em constante evolução. Por isso a busca pela promoção do diálogo entre ciência e a sociedade dentro da SUMMA: Diálogos em Saúde.
Nossa meta é desenvolver um ambiente aberto para troca de ideias e de experiências nas áreas médicas e da saúde, com conteúdos de acesso gratuito, tanto para autores como para leitores. Portanto este é um apelo aos cientistas, pesquisadores, profissionais atuantes nas diferentes áreas da saúde e do bem estar e a todos aqueles que entendem a importância do que nos propomos a fazer para caminharem conosco em direção a este objetivo. Submeta seu texto, leia as nossas produções e divulgue para os que puderem se interessar. Venha participar deste diálogo com a gente!
O Corpo Editorial da SUMMA: Diálogos em Saúde